Gafieira

Gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado. Tradicionalmente, é tocado por intrumentos de cordas como cavaquinho e vários tipos de violão, variados instrumentos de percussão e por influência das orquestras americanas, a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos de sopro como trombones,trompetes, e, por influência do Choro, flauta e clarineta.

O Samba de Gafieira quanto dança é representado pelo dito “malandro”, que sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem que queira puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços abertos.

É um ritmo que teve muita influência do maxixe e do tango, por isso a semelhança nos movimentos de sacadas de pernas e ganchos de variás formas.

O samba de Gafieira foi desenvolvido primeiramente no Rio de Janeiro e atualmente é popular em todo o Brasil e está a cada dia com essa globalização se espalhando pelo mundo inteiro com pólos na de dança na Europa, Oceânia e América do Norte.

Horários

Terça-feira
21:30 pm - 22:30 pm
Quarta-feira
19:30 pm - 20:30 pm
Quinta-feira
19:30 pm - 20:30 pm21:30 pm - 22:30 pm
Sexta-feira
20:00 pm - 21:00 pm
Sábado
16:00 pm - 17:00 pm

Detalhes

Categories